Reivindicações

1. Pautas específicas dos cursos

1.A. Engenharia de Produção

– Requeremos devida formação dos professores para que estes sejam qualificados para dar as aulas específicas. (Um exemplo é que temos professores formados em engenharia florestal dando aula de engenharia econômica);
– Requeremos um laboratório de metrologia para devidos fins;
– Maior número de professores, uma vez que o número atual é desproporcional a carga horária;
– Aumentar o número de livros disponíveis na biblioteca para engenharia de produção;

1.B. Tecnologia em processos Químicos

– Contratação de mais professores, pois no primeiro semestre de 2012 tivemos duas cadeiras (Cálculo I e Física I) na carga horária de uma só, ocasionando uma superficialidade na aprendizagem;
– Melhores estruturas nas salas de aula, pois nossas salas não possuem janela e são inadequadas para o número de alunos;

1.C. Física e Meteorologia

1.C.a. Pautas Gerais:
– Reposição das aulas não ministradas sem aviso prévio e com aviso prévio;
– Reativação do gerador de nêutrons;
– Rodízio dos professores na coordenação do curso, colegiado do curso, núcleo docente e direção do centro;
– Professor Emérito;

1.C.b. Infraestrutura:
– Banheiros (falta de materiais como papel higiênico, sabonete e álcool gel);
– Auditório para o prédio 13;
– Falta de livros na biblioteca setorial do CCNE: fazer com que os professores peçam os livros para bibliotecária um semestre antes;
– Melhorias na estrutura dos laboratórios didáticos:
i. Na disciplina de FORTRAN deve-se atualizar o Laboratório de Computação constantemente, pois os computadores estão defasados;
ii. Quantidade de material por aluno nos laboratórios de Física I, II, III, IV e demais é insuficiente;
iii. Manutenção e atualização dos equipamentos e materiais nos Laboratórios Didáticos;
iv. Infraestrutura básica nos Laboratórios Didáticos: iluminação, ar condicionado, classes, cadeiras, bancadas, desumidificador de ar, quadros, cortinas, janelas, etc;

1.D. Arquitetura e Urbanismo
– Um novo prédio para abrigar as dependências do CAU, com toda a infraestrutura necessária;
– Internet própria para as dependências do CAU;
– Infraestrutura básica enquanto permaneceremos alocados na biblioteca, tais como laboratório de informática, manutenção dos materiais que ali estão disponíveis, todas as melhorias necessárias e possíveis atualmente;
– Laboratórios de geoprocessamento urbano e cadastro multi-finalitário;
– Criação de um programa de pós-graduação;

1.E. Serviço Social
– Ampliação dos cursos noturnos tanto na UFSM como em outras universidades;
– Estruturação no funcionamento da UFSM para atendimento dos cursos noturnos, como horário noturno dos guichês do RU, mais paradas de ônibus e horário de ônibus noturno, iluminação em todos os espaços de acesso aos centros;

1.F. Desenho industrial

1.F.a. Contratação de professores:
– Professores de áreas diversas. Isso possibilita que uma gama maior de informação seja disponibilizada e que o professor nos dê uma aula com assunto o qual se interessa e tem especialidade. – Professores com maiores possibilidades de realizar projetos de pesquisa e extensão. Com a contratação de mais professores, acreditamos que os mesmos fiquem menos sobrecarregados, e assim possam ter iniciativas de pesquisa e extensão. – Professores especializados na área em que vão dar aula. O Desenho Industrial por vezes conta com professores advindos de outros departamentos da Universidade. Muitas vezes o que acontece é que esse professor não tem conhecimento sobre Design, isso torna a aula superficial e pouco útil. Seria interessante se o professor que viesse dar aula, tivesse especialização na área do Design, ou que tivesse interesse em aprender sobre.

1.F.b. Contratação de técnicos laboratoristas:
– Contratação de técnicos para trabalhar na marcenaria do curso. Possuímos apenas um marceneiro, que é o responsável pelo andamento das atividades dos alunos do 1º ao ultimo semestre. A carga de trabalho é muito grande, e além de ser prejudicial para o próprio funcionário, é prejudicial para os alunos que frequentemente necessitam dos serviços do servidor.
– Contratação de técnicos para trabalhar no Birô de Impressões. Mesma coisa que acontece com a marcenaria, acontece com o Birô de Impressões. É um serviço amplamente usado por toda a universidade, especialmente em época de JAI. Nessa época, é muito difícil imprimir qualquer coisa no Birô, a carga de trabalho é muito grande e o espaço é muito pequeno.

1.F.c. Estrutura
– Ampliação do CAL.
– Salas para os professores que nao tem sala
– Sala para o CADI. Trata-se de reivindicação que a algum tempo estamos discutindo.
– Criação de novos espaços no CAL. – Ampliação da Marcenaria (laboratório tridimensional) e do Birô de impressões. Entendemos que são espaços de uso intenso, durante o ano inteiro, por alunos de todos os semestres do curso. Atualmente, as instalações são extremamente deficitárias. Falta espaço e falta bancada de trabalho.
– Reivindicamos que antes da aquisição de materiais, equipamentos eletrônicos, os alunos sejam consultados. Na maioria das vezes somos nós os destinatários finais do equipamento / material, nós que vamos usar ou não o equipamento.
– Reivindicamos uma organização conjunta do calendário de projetos e trabalhos. Seria muito interessante se os professores organizassem um calendário que possibilitasse o aluno uma gestão equilibrada na realização dos trabalhos, que possibilitasse que além dos trabalhos de classe, tivéssemos mais tempo para atividades extra classe como pesquisa e extensão.
– Reivindicamos que quando forem adquiridos novos equipamentos, imediatamente fosse efetuada baixa patrimonial dando destino aos equipamentos antigos. Uma grande quantidade de computadores e outros equipamentos eletrônicos antigos são esquecidos em mesas e cantos das nossas salas, isso prejudica o nosso espaço de trabalho. Reivindicamos um estudo maior quanto a isso.

1.G. Relações Internacionais
– Melhorias na estrutura (incluindo materiais de consumo como papel e álcool gel);
– Mais professores específicos;
– Reforma curricular;
– Maior acervo de livros;
– Criação de laboratórios, em especial de informática;
– Mais bolsas de iniciação científica;
– Melhorias de estrutura, como Internet, ar condicionado, sala para o DA;

1. H. Engenharia de computação
– Solicitamos aos professores divulgação no site da UFSM sobre quem está em greve (A falta de informação tem prejudicado os estudantes);

1. I. Terapia Ocupacional
– Maior agilidade e clareza sobre as obras do REUNI, como o prédio do CCS destinado aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
– Criação de uma DCG interdisciplinar para os cursos da saúde;
– Mais recursos e agilidade para pedido de matérias, necessários para o curso, como livros;
– Melhorias estruturais para os nossos laboratórios;

1. J. Medicina
– Compra de mais livros para biblioteca;
– Integração REAL entre as disciplinas de fisiologia, histologia e anatomia assim como cumprimento de suas cargas horárias;
– Pela Contratação imediata de mais professores de Semiologia, Anatomia e Fisiologia;
– Pela criação IMEDIATA de monitorias de Anatomia;
– Compra IMEDIATA de novas peças anatômicas e corpos;
– Pela reestruturação da disciplina de semiologia pediátrica e que assim seja garantido uma melhor forma de ensino;
– Diferenciação entre as disciplinas: Saúde do Adulto e do Trabalhador e Doenças Prevalentes;
– Minicursos de férias com professores qualificados;
– Organização IMEDIATA das escalas do internato;
– Mais contratações de preceptores e professores por meio de concurso público em Regime Jurídico Único;
– Auxílio transporte para os estudantes que passam pelo Internato em saúde coletiva;
– Garantia de alimentação aos estudantes do internato no Refeitório do HUSM;
– Pela ampliação do Refeitório do HUSM;
– Por melhorias nos alojamentos do Internato Regional;
– Prestação de Contas do internato regional;
– Aumento do Número de Bolsas e monitorias remuneradas;
– Construção da Biblioteca setorial do CCS;
– Por melhorias na infraestrutura: Salas de aula adequadas ao número de alunos, papel higiênico nos banheiros, bebedouros e laboratórios de morfologia e anatomia com ventilação adequada (ar condicionado e exaustores);
– Melhores microscópios nos laboratórios;
– Construção de uma UBS Escola que possa atender às demandas (tanto de atendimento à saúde quanto de ensino e integração dos cursos do CCS) da comunidade acadêmica em geral (servidores e estudantes);

2. Pautas Gerais da Greve Estudantil

2.A. Locais

– Transporte gratuito interno no campus;
– Criação de uma ciclovia no campus;
– Criação de DCG de Braile;
– Ampliação do refeitório do HUSM e Direito a alimentação no HUSM a todos os estagiários de todos os cursos da área da saúde;
– Criação da disciplina de formação de professores nos cursos de licenciatura;
– Criação de uma comissão para mapear e avaliar cursos onde estudantes tem gasto excessivo em materiais e elaborar plano de auxilio estudantil;
– Criação de DCG de português instrumental em todos os cursos;
– Bicicletas disponíveis para uso gratuito dentro do campus, que cada estudante possa utilizar ao apresentar a matricula;
– Lavanderia para a casa do estudante;
– Mais linhas noturnas de ônibus Universidade;
– Construção de novas casas do estudante onde necessário e ampliação estrutural das já existentes;
– Ampliação dos cursos noturnos tanto na UFSM como em outras universidades;
– Cumprimento da carga horária das disciplinas e controle rigoroso da falta de professores, com reposição das aulas perdidas;
– Divulgação e transparência de contas dos cursos. Pode-se criar um portal para informação de valores recebidos e valores gastos;
– Implantação de ventiladores no RU novo;
– Que as reformas estruturais sejam realizadas no período de férias (Salvo a urgência das demandas);
– criação do conselho comunitário;
– Gestão democrática dos recursos da assistência estudantil na UFSM;
– Pelo voto universal em eleições para reitoria, direções de centro e curso pelo fim das listas tríplices;
– Os PPPS (Projeto políticos pedagógicos, agora PPC’s) dos cursos devem ser modificados e discutidos com a participação dos estudantes. Realização de um seminário com a participação de setores de fora da universidade para formulação dos currículos;

2.B. Nacionais
– Pela curricularização da extensão e criação de espaços de formação integral(EFIs) interdisciplinares multi profissionais por formação integral, articulando Ensino, Pesquisa a partir da extensão;
– Incluir no texto do PNAES as pautas de democratização e participação na assistência;

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